Um avião da Voepass (antiga Passaredo) com 61 pessoas a bordo, incluindo 4 tripulantes e 57 passageiros, caiu nesta 6ª feira (9.ago.2024) em Vinhedo, no interior de São Paulo. Não houve sobreviventes. As causas do acidente ainda não foram determinadas, mas especialista em aviação afirma que aeronave caiu em “flat-spin”, ou “parafuso chato”, antes da queda.
Em transmissão ao vivo no YouTube, Lito Sousa, mecânico de aviões e piloto privado com 36 anos de experiência, explicou que o parafuso chato é uma condição perigosa. “Se você não tiver altitude suficiente para recuperar, é difícil sair de um flat-spin”, afirmou.
A investigação sobre as causas do acidente está sob responsabilidade do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que já enviou uma equipe ao local da queda.
“Há vários fatores que podem levar um avião a entrar em parafuso chato. Não vou especular sobre quais são, mas meteorologia, problemas operacionais ou falha de motor podem ser alguns deles. Ainda não sabemos”, acrescentou Lito Sousa. Ele descreveu o flat-spin como uma descida em espiral na qual o avião perde velocidade e, sem sustentação nas asas, é puxado para baixo pela gravidade.
O avião, um ATR-72, havia decolado de Cascavel, no Paraná, e tinha como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Vinhedo informou ao Poder360 que o voo 2283 caiu em uma área de um condomínio chamado Recanto Florido, no bairro de Capela.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...