O candidato de direita Javier Milei, 53 anos, da coalizão La Libertad Avanza, venceu o 2º turno das eleições presidenciais da Argentina neste domingo (19.nov.2023). O libertário derrotou o representante peronista Sergio Massa (Unión por la Patria).
Com 88,12% das urnas apuradas, Milei aparece com 59,91% dos votos válidos, contra 44,08% do atual ministro da economia argentino.
A posse do argentino será em 10 de dezembro, sucedendo o atual presidente Alberto Fernández.
Sergio Massa reconheceu a derrota nas eleições presidenciais e ligou para dar os parabéns para Javier Milei. O discurso de Massa foi feito antes da divulgação dos resultados oficiais do 2º turno.
— BRADO JORNAL (@BradoJornal) November 20, 2023
Explosão de comemorações no bunker La Libertad Avanza: “Você sente, você sente, presidente Milei”
Os gritos começaram imediatamente após Sergio Massa admitir a derrota. Ironicamente, no bunker tocava o clássico Love After Love do artista kirchnerista Fito Páez. O discurso de Massa não foi transmitido em voz alta em nenhuma tela, por isso a reação da militância demorou. Quando foi entendido, havia fogos e a explosão estava chegando.
“Continuo acreditando, assim como no primeiro dia, que a Argentina precisa de acordos políticos de Estado, que o sistema educacional, o sistema de trabalho, o sistema de garantias, os direitos humanos, as relações internacionais, devem ser acordos através dos quais a Argentina se mova. dez anos”, disse o candidato derrotado do Unión por la Patria, após reconhecer a vitória de Milei.
“Compreendo quem sente decepção e raiva esta noite. Quero dizer pessoalmente que tentei deixar tudo de mim nesta campanha, fiz isso convencido porque amo profundamente a Argentina, quase com a mesma intensidade com que amo meus filhos. ," Ele continuou.
“Certamente a vida me trará outras tarefas e responsabilidades, mas saiba que sempre contará comigo defendendo os valores da indústria nacional, da educação pública, do federalismo, como valores centrais da Argentina”, acrescentou Massa.
E terminou com um apelo: “Que venham as novas gerações, continuemos a fazer a mudança transitória e democrática, que milhares de jovens continuem a apaixonar-se pelo facto de a Argentina ser um grande país”.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...